10 truques de cozinha para economizar tempo, se organizar e manter a calma

Mar 6, 2024

Então talvez você pense que já entendeu tudo. Você é o MacGyver da cozinha – espátula em uma mão, dois ovos na outra.

Quebre, separe e coloque o ovo na tigela… com um pouco de casca. O horror! O que você faz? Dica: pescar com uma colher não é a resposta.

Felizmente, temos uma solução para o seu dilema do ovo (veja a dica número 10), além de soluções rápidas para toneladas de outros problemas de preparação, cozimento e panificação de alimentos, desde descaroçar uma nectarina até amolecer a manteiga da maneira mais fácil.

Nós hackeamos sua cozinha – prepare-se para economizar dinheiro, economizar tempo e nunca mais chorar por cortar cebolas.

Dicas de cozinha para armazenamento de alimentos

1. Mantenha as batatas brancas

Cubra as batatas desfiadas ou cortadas em cubos com água fria antes de cozinhar para evitar que as batatas fiquem com aquele tom acinzentado/marrom causado pela liberação de um amido que as faz oxidar.

2. Desacelere o apodrecimento

Guarde os tomates com a ponta voltada para baixo para evitar que estraguem rapidamente. Isso evita que o ar entre e a umidade saia da cicatriz onde o tomate estava preso à videira.

Ah, e o conselho de nunca guardar um tomate na geladeira? Desmascarado! Uma pesquisa recente revelou que o método de armazenamento (geladeira versus bancada) não afetou significativamente o sabor ou a suculência dos alimentos.
tomates.

3. Dê uma vida mais longa às bananas

Mantenha as bananas frescas por mais tempo embrulhando a ponta do cacho com filme plástico. Melhor ainda, separe cada banana. Ambas as táticas impedem a liberação de gases de etileno do caule, amadurecendo assim a fruta muito rápido.

4. Acelerar o amadurecimento

Seja um mágico total e transforme uma banana de verde em amarela (ou um pêssego de crocante em suculento) com a ajuda de um saco de papel. Quando a fruta é jogada no saco, o gás etileno concentrado ajuda a amadurecer mais rápido.

5. Evite que as frutas cortadas escureçam

Você provavelmente já ouviu falar que um pouco de suco de limão pode evitar que as fatias de maçã pareçam pouco apetitosas. Uma mistura de 1 parte de mel para 2 partes de água funciona da mesma maneira para evitar que as frutas escureçam.

Você já se perguntou por que isso funciona? O ácido cítrico e a vitamina C do suco de limão e um peptídeo do mel retardam o processo de oxidação que causa a descoloração.

6. Evite que o açúcar mascavo endureça

Ugh, o pior: você vai fazer biscoitos, apenas para descobrir que seu açúcar mascavo endureceu em pepitas crocantes (ou uma única montanha de doces duros como pedra). Ajude o açúcar mascavo a ficar macio e fácil de colher, jogando uma casca de laranja ou uma fatia de maçã junto com o açúcar em um recipiente hermético.

Ou, para uma solução rápida, coloque açúcar mascavo no microondas ao lado de um copo pequeno de água. A umidade liberada pela água no micro-ondas ajudará a quebrar o bloco de açúcar.

7. Evite desastres com embalagens plásticas

Cansado de brigar com filme plástico? Guarde o pãozinho na geladeira para cobrir as sobras com menos complicações. O resfriamento do envoltório reduz temporariamente sua viscosidade.

8. Seja criativo ao cobrir alimentos

Eles são conhecidos por hackear o cabelo, mas a utilidade das toucas de banho não se limita a manter suas lindas madeixas secas. Cubra as sobras com uma tampa limpa (direito na louça) para evitar que as partículas de ar estraguem os alimentos.

As toucas de banho não são apenas reutilizáveis, mas também muito mais fáceis do que remover e substituir repetidamente filme plástico ou papel alumínio. E eles podem fazer você rir ao vê-los na geladeira.

9. Verifique se os ovos ainda são (incrivelmente) comestíveis

Só o seu nariz nem sempre lhe dirá se os ovos estragaram. Para descobrir, coloque delicadamente os ovos crus em uma tigela com água fria. Se um ovo afundar, está tudo bem. Se flutuar, já viu dias melhores.

Com o tempo, o líquido dentro dos ovos evapora através da casca porosa, deixando uma bolha de gás em seu interior. Quanto mais flutuante for, mais velho será.

10. Nunca mais lute com pedaços de casca de ovo

Ninguém gosta de pedaços crocantes em bolos ou brownies. Mas pegar um pedaço de casca de ovo que caiu na massa pode se transformar em uma busca inútil, pois parece se contorcer para fora do seu alcance como um girino astuto.

Temos duas soluções. Por um lado, basta molhar os dedos e enfiar a mão. (Simples, mas realmente funciona!)

Para uma alternativa mais limpa, junte pedaços de casca de ovo quebrada com metade do ovo já quebrado. A casca funciona como um ímã para retirar pedaços da casca sem desperdiçar muito ovo.

Postagens relacionadas